Maintenance Our site will be under maintenance on Saturday, September 22th, please come back a day later

Home > For the public > NA WORLD SERVICES UPDATE

NA WORLD SERVICES UPDATE

Volume 1, Número 1
PO Box 9999, Van Nuys, CA 91409
world_board@na.org
Junho de 1998

Aloha, G?day, Greetings, Guten tag, 
Hello, Hola, Bonjour, Kia Ora

Bem-vindo ao primeiro boletim do seu novo Quadro Mundial. (Para maiores informações a respeito de quem compõe o Quadro Mundial, veja o quadro à direita.) Com esta edição, estamos iniciando um novo sistema de informação que, esperamos, seja facilmente compreensível, ao mesmo tempo que abrangente. Nossa meta é uma comunicação de mão-dupla, portanto, digam-nos se este formato atende suas necessidades de informação a respeito das nossas atividades. Todas as sugestões serão aceitas e cuidadosamente analisadas. 

Nosso desejo é que este informativo esteja logo disponível para todos, e para isso precisamos da sua ajuda. Por favor, partilhe-o com suas áreas, grupos e quaisquer membros interessados. Após cada reunião, publicaremos o News em inglês, francês, alemão, português e espanhol. Também pretendemos utilizar a The NA Way Magazine para nos comunicarmos com a irmandade a respeito de uma variedade de questões do interesse dos companheiros. Adotamos os Doze Conceitos para o Serviço em NA como nossos princípios operacionais ? é nossa mais sincera esperança que esses esforços estabeleçam um novo patamar de comunicação, conforme preconizado no Conceito Oito. Porém, conforme dissemos anteriormente, precisamos fazer isto juntos, para tanto pedimos a sua ajuda, comentários e sugestões. 

 


A estrutura de serviço mundial de NA que nós conhecíamos já não é mais...
Como vocês provavelmente já sabem, os participantes da WSC 98 fizeram a maior mudança estrutural da história de NA desde 1976 ? quando o sistema dos serviços mundiais foi totalmente revisto. A estrutura anterior foi eliminada e substituída por um único quadro, investido de poderes para executar todas as responsabilidades dos antigos comitês e quadros dos serviços mundiais. 

 


Quem presta serviço neste novo
Quadro Mundial?
Foi previsto que o Quadro Mundial tivesse vinte e quatro membros, mas os participantes da WSC 98 elegeram apenas dezoito companheiros de NA para servirem por períodos diferenciados.

NOME
REGIÃO
MANDATO
Bella A
Austrália
6 anos
Bob J
Florida, EUA
2 anos
Cary S
Chicagoland, EUA
4 anos
Claudio L
México
4 anos
Craig R.
Carolina, EUA
6 anos
Daniel S
Região de Língua Alemã
2 anos
David J
Reino Unido
2 anos
Floyd B
Metro Detroit, EUA
2 anos
Jane N
Connecticut, EUA
6 anos
Jon T
New Jersey,EUA
4 anos
Larry R.
Havaí
4 anos
Lib E
Aotearoa Nova Zelândia
6 anos
Mario T
Austrália
2 anos
Mary Kay B
Carolina, EUA
2 anos
Michael M
Northern California, EUA
4 anos
Steve L.
Southern California, EUA
4 anos
Susan C
Washington/N. Idaho, EUA
6 anos
Tony W.
Carolina, EUA
6 anos

 


A primeira reunião
Onde ninguém antes havia estado...
A única coisa de que tínhamos conhecimento, antes da nossa primeira reunião, era que iríamos prestar serviço no Quadro Mundial, uma estrutura completamente diferente de qualquer sistema anterior dos serviços mundiais. Possuíamos diferentes graus de experiência como membros de comitês e quadros dos serviços mundiais e delegados regionais. Muitos de nós sentimos ansiedade, quando nos encaminhamos para esta primeira reunião.

O Comitê Interino, que deixaria de existir após nosso primeiro dia de reunião, insistiu que deveríamos começar de forma diferente. A maioria dos comitês anteriores sentiu a pressão de começar a trabalhar imediatamente em suas incumbências. O comitê interino achou que, para cumprirmos nossos compromissos para com a irmandade, deveríamos explorar os pontos fortes de cada membro, e nossa capacidade de trabalharmos juntos enquanto quadro.

Na primeira parte da reunião, identificamos algumas qualidades e pontos importantes: comunicação clara, boa-vontade de ouvir as pessoas e responder, desenvolvimento de procedimentos e diretrizes, experiência organizacional, formação de consenso, capacidade de trabalhar arduamente e fé em um poder superior. Trabalhamos juntos na revisão das nossas metas para o Quadro e partilhamos nossa esperança para os serviços mundiais e para NA como um todo. 

Foi muito alentador descobrir que, mesmo vindo de circunstâncias de vida distintas e trazendo diferentes experiências de recuperação, todos nós partilhávamos de sonhos muito parecidos para NA. Nosso sonho coletivo foi: ?Que todo o adicto em busca de recuperação tenha oportunidade de vivenciar a recuperação de NA em seu próprio idioma e cultura, e que NA desfrute de aceitação pelo público, enquanto opção de programa de recuperação para adictos.? Quando percebemos que estávamos todos querendo caminhar na mesma direção, utilizamo-nos então de meios para trabalhar rápida e eficazmente, em pequenos e grandes grupos de trabalho. 

Adotamos algumas normas básicas para nosso exercício enquanto quadro: praticaríamos o respeito mútuo, oferecendo a todos os membros atenção igual, e estimulando a comunicação franca e honesta. Partilharíamos informações, aceitaríamos responsabilidades coletivas, praticaríamos confiança e delegação, afastando-nos das discussões de caráter personalístico e da negatividade de uma forma geral. 
Concordamos em utilizar métodos criativos para a solução de problemas, buscando cumprir nossas metas. Por exemplo, fizemos uma sessão de encerramento, permitindo que cada companheiro partilhasse sua experiência com relação à reunião, e para tratar de qualquer questão não resolvida, de qualquer natureza. Também nos comprometemos a estabelecer uma atmosfera de recuperação em nossas reuniões do quadro, e a buscar orientação espiritual para nosso serviço.

Prosseguimos, baseados nestes ideais, e começamos a analisar nosso volume de trabalho. Logo percebemos a necessidade de escolher um grupo para servir como nosso Comitê Executivo, interagindo com a direção do Escritório Mundial de Serviço, no período entre as reuniões, e analisando profundamente a demanda de serviço deste ano-conferência. Assim, escolhemos Michael M como nosso primeiro Coordenador, Mary Kay B como Vice-coordenadora, Jon T como Secretário e Susan C como Tesoureira. Estes companheiros terão a assustadora tarefa de elaborar e nos submeter recomendações quanto ao nosso programa de trabalho.


Nossa programação
de reuniões
Quanto mais analisamos nossas incumbências, mais claro foi ficando que precisávamos nos reunir quatro vezes até a conferência do próximo ano. Por exemplo, somos responsáveis pela elaboração de dois orçamentos: um para os primeiros seis meses de 1999, e outro para o ano-conferência 1999-2000. Também precisamos apresentar aos participantes da conferência sugestões para os inúmeros projetos nos quais os diversos corpos de serviço estavam trabalhando; talvez devamos ainda elaborar propostas de implementação de segmentos do Plano de Desenvolvimento da Irmandade; sem falar na redação das nossas diretrizes internas. 

Nossa próxima reunião está programada para 8 a 10 de outubro de 1998, em Chatsworth, Califórnia. Planejamos nos reunir ainda no início de dezembro, e mais duas vezes antes da conferência do ano que vem, em janeiro e março. Continuaremos a mantê-los informados, regularmente, dos nossos progressos e planos.

 


Conclusão
Agradecemos a todos vocês pela confiança depositada. Pedimos que se juntem a nós em nosso trabalho coletivo para: ajudarmos a apoiar os esforços para levar a mensagem de recuperação da adicção ativa ao adicto que ainda sofre e para ajudar a cicatrizar algumas das feridas da nossa irmandade. Se nós, enquanto irmandade, esperamos nos recuperar, só podemos fazê-lo através do esforço unificado e coletivo. 

Pretendemos manter canais de comunicação claros e abertos entre o nosso quadro, os participantes da conferência e a irmandade como um todo. Se vocês tiverem sugestões, idéias, comentários ou perguntas, entrem em contato com o Quadro Mundial, por intermédio do WSO.

News for the Public


Contains links to items of interest to the general public and professionals about the Fellowship of Narcotics Anonymous.

Please contact the webmaster (webmaster@na.org) if you have any comments, are not able to find something that you are looking for, or have any questions about this new site.